terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Programa Paulista I


Domingão. Nada pra fazer? Nem precisa acordar cedo para fazer este ótimo programa: cultural, histórico, espiritual, consumista... Tudo ao mesmo tempo.
Vá à missa no Mosteiro de São Bento, às 10h. É a missa com cantos gregorianos, linda. Acalma a alma. Tem calor humano. Gente, gente, gente. De todos os tipos, raças, idades, classes sociais e tribos. Tem a velhinha rica, o intelectual zen, a mulher mal amada, a vovozinha cansada e encarquilhada, o grandão careca todo tatuado... Gente. De todos os tipos.
A arquitetura do mosteiro convida à dispersão. Pecado? Bom, pelo menos a música te leva à introspecção, à emoção e, quem sabe, ela consiga te fazer rezar, o que deveria ser o seu objetivo ali. Mas nem precisa, pode curtir.
Mas se quiser assistir à missa sentado, melhor chegar cedo. Enche.
Antes e/ou depois, vale a pena um café no Girondino, charme puro, bem em frente. Ah! E depois da missa, os monges abrem a excelente padaria: vale a pena se render ao pecado da gula e fazer umas comprinhas.
Depois, vale esticar pecando no consumo absolutamente desnecessário na Feirinha da Praça da Liberdade, duas estações de metrô da Igreja. Lá se acha tudo o que não se precisa, bem baratinho, que é para não dar tanta culpa depois. Cansou? Volte pra casa e faça o lanche dos deuses, digo, dos monges, com o que comprou na padaria.
Programão, bem paulista, bem legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar! Valeu por comentar.