Pensamentos soltos + pitadas (ou palpitadas?) sobre cultura + poesias + punhado de histórias vividas ou não + contos e crônicas de uma ovelha negra bem colorida = salada bem temperada. Seja bem vindo e sirva-se à vontade!
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Feliz aniversário, São Paulo!
Essa é para os paulistas...
São Paulo amanheceu com discreto sol, em seu aniversário de 456 anos. Típico seria amanhecer nublada, cinza, garoando. Mas hoje não, é dia de festa, então vamos supor que até São Pedro quis uma Sampa mais iluminada, mais radiante.
A cidade que diz em seu lema, escrito em seu brasão, que "não é conduzida, conduz", de fato, é a cidade que conduz todo o país. Dependendo do ponto de vista, pode-se ler este lema com muita antipatia - ele soa arrogante. Confesso que quando descobri esta informação, me assustei. Mas além de ver razão e coerência na frase, é possível também enxergá-la como o desejo de um povo de não se deixar abater, escravizar, parar no tempo. O desejo de ir adiante, de estar na frente. Isso é bacana.
O paulistano é bem condutor mesmo. Tão APARENTEMENTE antipático quanto a frase, é, na verdade, um povo bem miscigenado que ainda não aprendeu direito a conviver com tanta mistura mas que dá exemplo de garra e força de trabalho. O paulistano é ambicioso. E o paulistano cobra seus direitos, cobra seus governantes, bem mais do que vi em outras partes do país. Não sei se foram tantos anos de malufismo que fizeram com que os paulistanos aprendessem a gritar, mas o fato é que hoje, paulistas em geral cobram mais empenho de seus líderes.
Tomara que conduzam nosso país como exemplo. Exemplo dessa cobrança e exemplo de um Brasil que dá certo, que avança, que é organizado. Exemplo de um povo que sofre (ainda com enchentes, violência, etc) mas segue em frente liderando; exemplo de um povo que empreende, briga, ambiciona, se impõe metas e as atinge.
Parabéns a todo o povo que bravamente construiu e faz desta cidade o verdadeiro coração do Brasil. Talvez não o coração no sentido emocional (São Paulo é fria: pelo clima, pelo excesso de cimento, pela geografia...), mas o coração no sentido daquele que bombeia e distribui o "sangue" por todo o corpo/país.
Feliz aniversário São Paulo!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por participar! Valeu por comentar.