quinta-feira, 10 de junho de 2010

Cultura do Futebol no "País do Futebol"

Pensei em intitular este texto como "somos todos idiotas?", mas depois achei agressivo demais.
Seria a paixão brasileira pelo futebol uma questão cultural?
Ou somos todos influenciados pela mídia, sempre tachada por pseudo cronistas - como eu - de vilã da história.
Mas afinal, é a sociedade que pauta a mídia e a faz transformar o futebol no assunto central de todas as conversas em tempo de Copa do Mundo ou somos mesmo influenciados por ela a entrar na onde futebolística?
Eu sei que todo ano de Copa eu faço o mesmo discurso: não vou participar, não quero saber. Acho um absurdo o país parar por causa de um campeonato de futebol e nem quero saber quem foram os convocados. Não leio o caderno de esportes do jornal e sigo antipática e convicta na minha certeza de que não vou cair em tentação e não vou torcer.
Mas chega o primeiro jogo e, inexplicavelmente, lá estou eu parada em frente à TV, angustiada, sofrendo, berrando - me esgoelando, pra ser mais precisa - torcendo. Seria amor ao meu país? Não sei explicar qual o vírus que me contamina, mas sei que este ano resolvi ser um pouco mais sincera comigo mesma: há uma semana da Copa*, continuo sem saber a escalação do time e sem ler o caderno de esportes, mas comprei um boné verde e amarelo escrito BRASIL bem grande na testa.
* = escrevi este texto no meu iphone, alguns dias atrás e só hoje - dia da abertura oficial da Copa - postei aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar! Valeu por comentar.