sábado, 19 de junho de 2010

Amizades


Uma amiga me procurou porque está passando por um momento difícil, seu marido está com um câncer e embora estejam encarando a má notícia com muita fé, esperança e positividade, é claro que nestas horas a gente quer o "colo" de um amigo.

A notícia me trouxe várias inspirações para escrever, por vários motivos e assuntos. Pensar sobre intuição (na mesma noite em que ela me escreveu eu sonhei com o nosso grupo de amigos...); sobre vida e morte, o tudo ou nada da vida; sobre doenças e o quanto mudamos nossa visão de mundo depois de passar por uma; sobre família; sobre apoio e tristeza. Enfim, muitos temas passaram pela minha cabeça e acabei não escrevendo sobre nenhum deles.

Mas um dado me impressionou (não mais do que a triste notícia, é claro) e desviou a atenção para este outro papo.

Este ano fazem 20 anos que sou amiga desta pessoa de quem estou falando. 20 ANOS!!! Me impressionei com o número. E somos grandes amigas. É tanto tempo (e parece tão pouco, pois me lembro como se fosse ontem)... E aí fiquei pensando sobre amizades e quantos amigos de longa data eu tenho a sorte de ter. Amizades de infância (+ de 30anos!), uma amiga há 25 anos, este grupo de amigos de 20 anos de convívio (meu marido é parte deste grupo, mas chegou um pouco mais tarde: são 18 anos de amizade), amigos de faculdade, amigos nas cidades onde morei, amigos de trabalho... Sem contar os primos-irmãos, a família.

Acho que sou uma pessoa de sorte. Aquela frase lugar-comum que 'amigos de verdade são poucos' ou 'se contam nos dedos' não se aplica a mim. O que eu não acho que seja nenhuma vantagem, não estou aqui "tirando onda", pois pra mim um único bom amigo já faz toda a diferença na vida de uma pessoa. Mas de fato, eu tenho pessoas que me acompanham há muito, muito tempo. Estão sempre ali. Sei que posso contar com elas nas dificuldades. Mas prefiro sempre acioná-las nas alegrias! Mas caminhamos juntos, trocando.

O que eu acho é que amigo não é aquele que está junto com você o tempo todo. Não é preciso ver todo dia, falar 5 vezes por semana... É possível manter verdadeiras amizades com diferentes construções de tempo e participação na vida das pessoas. Com diferentes interações. A verdade do sentimento, o carinho, o apoio mútuo são as bases desta construção. E é claro que ela fica maior à medida que tem presença, sem dúvida.

Fico feliz em ter tão longas e duradouras amizades. Que mais alegrias possam ser compartilhadas, mas que a gente possa também enfrentar juntos os momentos de dor. E que a vida nos traga ainda mais amigos. Por mim, cabe mais!

3 comentários:

  1. Não sou do grupo dos 20 anos, mas quero garantir um lugarzinho nessa lista! rs.
    A nossa amizade é da palavra, mas não da palavra dita, das promessas escritas. A gente se vê, se entende e se gosta por tudo que a gente lê, escreve e se identifica. Vixê, sem querer rimou e nem era pra isso! rs. Tá vendo? Nossa amizade, até sem querer, vira poesia. Tô romântica. Meia garrafa de vinho dá nisso. :)

    ResponderExcluir
  2. Amizades são como pedras preciosas, não importa se está no estágio bruto ou lapidadas, o importante é saber que elas existem e podemos recorrer a elas em qualquer momentos, até mesmo nos de dor e sofrimento. O que hoje é algo tão dificil, parece ser tão longíquo. Vivemos numa sociedade narcisista, em que somente o que for bom pra si é o que importa, e nem sempre amparar, ouvir o outro é reconhecido como bom!

    ResponderExcluir
  3. Si, rolei de rir com seu comentário! Há um carinho entre nós que supera as palavras também. Memórias positivas de poucos e bons momentos compartilhados. Mas sem dúvida, é uma amizade da identificação, da admiração e das palvras. :-)
    Seu lugar está garantido!

    Lilian, novas amizades, como a sua são bem vindas. Ao que parece, seremos também amigas das identificações por palavras... Como diria Cassia Eller "palavras, palavras, palavras, momento / quero poder jurar que esta paixão jamais será palavras apenas ao vento"

    Concordo com você que vivemos numa sociedade narcisista e que está ficando cada vez mais raro amparar e ouvir o outro, infelizmente.

    Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar! Valeu por comentar.