terça-feira, 2 de março de 2010

Mobilizações políticas

Semana passada vivi duas experiências muito interessantes de caráter político e, talvez, esteja participando - sem querer - de um momento histórico. Coisa que só poderei saber daqui a 15, 20 anos, ao poder constatar e analisar em que resultaram duas reuniões que tive a sorte de participar, ambas por acaso, por convites improvisados. (Seria mesmo o acaso me empurrando para estes cenários?)

Bom, concentremo-nos no que é de interesse comum:

1. reunião de empoderamento e ampliação da ANEC (Associação Nacional das Entidades Culturais Não Lucrativas), embora o objetivo da convocação para a reunião fosse específico e pontual, entendi que havia este objetivo maior na reunião. O tema do encontro era a apresentação e debate da nova proposta de lei de incentivo à cultura, com vistas a se fazer um movimento organizado para impedir sua aprovação.

2. reunião de criação e fundação da ALTERCOM (Associação Brasileira de Empresários e Empreendedores de Comunicação), cuja idéia me pareceru ter um caráter político mais amplo e democrático e onde a idéia é trabalhar a favor das mídias alternativas, entre outras coisas.

Não é possível saber a força e o poder que estas instituições poderão alcançar. Mas acho bem provável que ambas "vinguem". A tendência é que elas se firmem e afirmem interesses bem definidos.

Pode ser que uma delas, ou quem sabe até as duas, possam ajudar a mudar este país. Sem maniqueísmos nesta frase: para melhor ou para pior nunca será possível precisar e, tampouco, atuar para um só destes lados. Erros hão de acontecer no caminho e pode ser que algo que seja bom agora não o venha a ser daqui a alguns anos. Mas a intenção, é claro, é sempre a de trabalhar "para melhor". O inferno está cheio de boas intenções, já diz a expressão popular. O que quero dizer é que isso não garante nada: existem interesses específicos, bem definidos, pontuais, privados... Há muito em jogo.

Só que as duas instituições não me parecem terem vindo ao mundo para ficar no lugar comum. Tem cheiro de transformação no ar!

Que bom eu ter a sorte de testemunhar este momento.

2 comentários:

  1. Comadre, me interessei muito pela segunda reuniao!!!

    ResponderExcluir
  2. Vou te copiar um relatório que fiz pro Leo, por e-mail. Dá uma lida no artigo do Venício, no Observatório da Imprensa. Postei o link no FB.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar! Valeu por comentar.