terça-feira, 2 de março de 2010

Engajamento

PARA ENTENDER ESTE POST É NECESSÁRIO LER O ANTERIOR, SOBRE "MOBILIZAÇÕES POLÍTICAS"

Duas constatações entristecedoras me vieram à mente após ter participado das reuniões que presenciei.

O debate, a iniciativa, a pulsação, a energia, a vontade política de mudar o mundo está nas cabeças (e nas mãos) de pessoas acima dos 40 anos. São poucos, raros, os jovens que participam.

Os jovens não estão envolvidos e não há interesses deles em se envolverem? Estas instituições estão interessadas nos jovens, que são o nosso futuro próximo? Jovens só se mobilizam e envolvem com o que diz respeito a consumo? (BBBs, inclusos) Ou só se organizam em torcidas - violentas, diga-se de passagem - organizadas? "A juventude é uma banda numa propaganda de refrigerantes", como dizia uma banda de sucesso na minha época de adolescência?

Ok, é claro que no caso específico das duas instituições que se reuniram na semana passada, a média de idade era alta até porque a experiência profissional daquelas turmas levou-os a questionamentos e necessidades que os fizeram se mobilizar daquela forma. Então é natural que sejam pessoas experientes, com uma trajetória profissional mais longa, o que as torna um pouco mais velhas.

Mas ainda assim, é válido o meu questionamento: em torno de quê os jovens estão se engajando? Ou eu estou muito por fora do que a juventude vem aprontando, ou eles não estão pulsando com aquele desejo de mudar o mundo que costumava ser associado à pouca idade.

A outra triste constatação que fiz é que este tipo de engajamento político, ao menos na área cultural, inexiste no Rio de Janeiro. Não faço idéia de porquê, mas não é possível sentir uma mobilização organizada no setor. Estão todos apáticos, silenciosos, à espera - sentadinhos, bem acomodados - do resultado final das mudanças que estão sendo promovidas pelo MinC. Não existe uma conversa coletiva sobre o assunto.

Cadê os jovens? O que fazem?
Cadê os cariocas? Em quê estão ocupados?

Curioso e preocupante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar! Valeu por comentar.