segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Bienalizei-me.



Fui à Bienal de SP este final de semana. Desde os tempos da faculdade de museologia eu curto o evento, só tendo perdido a edição anterior - talvez a mais polêmica -, porque eu estava morando no Pará.
Adoro. Como sempre, adorei.
Farei nova visita, pois é sempre impossível ver tudo em um único dia. Com calma então...
Gosto da experiência de ir sozinha e acompanhada: fruir as obras só com meus próprios pensamentos e depois (ou antes, tanto faz) ouvir e compartilhar sensações sobre as obras com outros.
Conto aqui brevemente minhas opiniões sobre esta edição: como sempre, tudo muito. Muita coisa ruim, muita coisa boa, muitas coisas ótimas. Muito charlatanismo e muita criatividade. Quer encontrar contradição? Vá à Bienal. Deve ser isso que faz dela uma mostra tão boa. Muita coisa pra ver, muita gente, muitos, muitos, mas MUITOS mesmo, vídeos. Muita obra audiovisual. Muitos vídeos e instalações com projeções. A maioria me disse pouca coisa ou animou pouco. Vejamos se na próxima visita eu vejo algo nesta área com mais boa vontade.
Achei pífia a badalada participação dos pichadores, ditos incluídos nesta edição. Incluídos uma ova! Pixação em registro fotográfico, videográfico e em desenhos? (o que era aquele painel que parecia mural de escola pública com trabalhinhos infantis ou banheiro de boteco em grandes dimensões?) Ainda por cima, sempre nas paredes mais escondidas e perdidas do pavilhão. Nonsense pra mim. Era melhor manter os pixadores do lado de fora e assumir a não aceitação do que relegá-los àquilo.
Uma coisa que me chamou muita atenção positivamente foi que muito do que me interessava, se destacava pra mim, me encantando de alguma forma, era de alguém que nasceu ou vive e produz no nordeste. Gratas surpresas. Principalmente do Recife! Muito bacana.
E muita farra. Sempre muito bom experimentar e interagir com tantas obras.
Depois da próxima visita, postarei aqui mais comentários.
Béééé de ovelha ainda cansada de tanto andar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar! Valeu por comentar.